Foto: Reprodução Ciosp
Na madrugada do último domingo (17), as câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) registraram dois jovens – um homem e uma mulher –, cruzando por uma das novas lixeiras do Calçadão Salvador Isaia. Logo em seguida, o rapaz que aparece nas imagens realiza a ação que incendeia a estrutura.
A torre de monitoramento foi acionada para comunicar o fato aos agentes da Guarda Municipal e as chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros próximo das 5h da madrugada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A lixeira, feita de madeira com armação em ferro fundido, foi completamente destruída. Já o piso de madeira plástica foi danificado parcialmente. Conforme o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jeferson Costa Nunes, o prejuízo foi estimado em R$ 7,8 mil e envolve a retirada da madeira plástica danificada, a limpeza do local, a compra, o frete e a instalação de tábuas e de uma nova lixeira para reposição.
Segundo a equipe responsável pelo projeto da obra do Calçadão, a madeira plástica foi escolhida para a estrutura justamente porque, no caso de um incêndio, esse tipo de material propaga as chamas com menos intensidade do que a madeira convencional.
- Lixeira incendiada no Calçadão de Santa Maria gera prejuízo de R$ 7,8 mil
- Caso Felipe Rita: acusado pelo homicídio é ouvido no Fórum; família da vítima faz vigília em frente ao local
A Construtora Continental, responsável pela execução das obras de revitalização do Calçadão Salvador Isaia, já fez a avaliação no local. Segundo o arquiteto responsável, Thomas Carvalho Staggemeier, as frentes de trabalho seguirão priorizando a conclusão dos decks e floreiras do novo Calçadão para, então, ser feita a reposição da lixeira e a troca do piso danificado – que deverá utilizar de 12 a 15 novas tábuas de madeira plástica.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria